terça-feira, 10 de junho de 2014

Boa tarde a todos! A segunda-feira amanheceu muito ensolarada e com um clima muito agradável, acordamos cedinho, tomamos um delicioso café da manhã e fomos explorar alguns lugares de Canela e Gramado. Nossa primeira parada foi o Parque do Caracol, um lugar sensacional, que tem como principal atrativo uma cachoeira de 131 metros de altura, mais as outras atrações do parque não deixam de ser maravilhosas. Chegando ao parque o primeiro lugar que visitamos foi o mirante, e dele já podemos ter uma ideia do que nos esperava logo a frente.


Em seguida, já se preparando psicologicamente para nossa grande descida, passamos pelo Sonho Vivo, uma pequena casinha que conta um pouco da história dos colonizadores da região.


Logo após, nos encaminhamos para o início da descida pela escada da perna bamba, um nome bem sugestivo, visto que a escadaria tem 730 degraus, o que equivale a um prédio de 44 andares... Muitos dizem que para descer todo o santo ajuda, mais a coisa ali não funciona desse jeito, e o nome da escadaria está corretíssimo, pois a cada degrau que descíamos, nossas pernas tremiam mais e mais e iam ficando bambas. São em torno de 10 lugares para descansar até chegar na base, e mesmo descendo, é necessário descansar um pouco. 









Após uma descida de aproximadamente 20 minutos, chegamos quase a base da cachoeira. Aparentemente, antes podia se descer até a base da cachoeira, mais parece que a muito esse restante do caminho foi desativado. O cansaço da descida compensou e até foi por um minuto esquecido, quando pudemos admirar quão bela era a queda observada daquele angulo. 





Depois de um descanso merecido é hora de subir novamente alguns degraus.






Depois de aproximadamente 25 minutos chegamos novamente a parte superior do parque, e as belezas do local não acabavam por ali. Seguindo as placas de orientação, chegamos logo a uma cascata bem menor que a primeira, mais de beleza única. Toda a percurso até a chegada nesse segundo ponto é feito por trilhas dentro da mata, não se vê lixo jogado pelas trilhas e tudo é muito natural, a natureza não é explorada, é preservada, e isso é sinal da conscientização dos visitantes.







Segunda cachoeira do Parque do Caracol, o acesso é por trilhas secundárias.




Um pouco mais acima encontramos as ruínas de um antigo moinho movido a água, e também um local onde se pode tomar banho e as barragens do antigo moinho. Quem olha desse local, não imagina as cachoeiras maravilhosas que existem abaixo.







Após essa cansativa porém magnífica visita, fomos conhecer a Terra Mágica de Florybal. Idealizado pelo fundador da Florybal Chocolates, Valdir Cardoso, o Parque Terra Mágica Florybal foi construído de maneira mágica, onde cada detalhe transparece os sentimentos de uma história encantadora. Num momento inusitado, quando procurava por um local para montar uma nova loja temática, Valdir sentiu uma mistura de sensações únicas ao entrar no terreno onde hoje encontra-se o parque. O som mágico das cachoeiras que pareciam uma melodia à reflexão, um aroma agradável da mata preservada, que convidava a uma visita pelas suas trilhas quase imperceptíveis, uma suave brisa, que trouxe consigo a ideia de levar aquele momento a todas as pessoas.
No parque tudo é muito mágico, os sons parecem muito reais, os "animais" tem movimentos, que para as crianças se torna espetacular.










Saindo da Terra Mágica, fomos direto para o Parque das Sequóias. O Parque das Sequóias é considerado uma das maiores coleções de coníferas em todo o mundo, com árvores importantes no contexto cultural, destacando-se como o próprio nome do parque atesta, as sequóias. Quando atingem o ápice de sua vida - que pode ser de até 3.000 anos - as sequóias podem chegar a 120 metros de altura - o equivalente a um prédio de 40 andares - e ter até 15 metros de diâmetro. Aqui no parque, as sequóias mais antigas estão na casa dos sessenta anos, mas algumas já tem cerca de 35 metros de altura e um diâmetro de um metro e meio.




Olha o que encontramos no caminho, o cogumelo do super Mario! Ele realmente existe! 







Descobrimos também que está árvore é o Ginkgo Biloba, uma árvore considerada fóssil vivo, sendo o símbolo da paz e longevidade.

Saindo do parque das sequóias, fomos conhecer o Lago Negro em Gramado. Inicialmente chamava-se de Vale do Bom retiro, porém, após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. A maior atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes, no qual os turistas se divertem asseando por todo o lago.







Finalizando nosso dia, fomos conhecer o Mini MundoLocalizado em Gramado (RS), o parque faz parte de um seleto grupo de atrações turísticas mundiais que apresentam réplicas de construções em escala única de 1:24, ambientadas ao ar livre em um lindo jardim. As miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento com seus 2.500 mini-habitantes.






Gramado e Canela, possuem vários locais para visitação como museus, fábricas de chocolates caseiros, vinhos, roupas e calçados. Ficando o convite para os museus de Cera , Hollywood Dream Cars, Harley Moto Show, Mundo a Vapor, Super Carros Gramado entre outros, para quem quiser conhecer, existem atrações para todos os gostos. 
Como gostamos muito de natureza, cachoeiras, nossos passeios foram direcionados nesses temas, e nosso 4º dia trará mais surpresas...





2 comentários:

  1. Os dinossauros deste parque por acaso são os que existiram na região??

    ResponderExcluir
  2. Alguns foram encontrados na cidade de Candelária - RS.

    http://www.penaestrada.blog.br/os-dinossauros-de-candelaria/

    ResponderExcluir